Quantos Fisioterapeutas há no Brasil?


Olá amigos e amigas, esse post partiu de uma curiosidade pessoal, pois muito se especula da crescente oferta de profissionais Fisioterapeutas no mercado brasileiro, o que de certa forma tem saturado o mercado. Vamos lá!


O Brasil conta, hoje em maio de 2018, com mais de 240 mil profissionais registrados no COFFITO, segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Um número bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda para um país de 200 milhões de habitantes o número mínimo de 190 mil fisioterapeutas. 

No setor privado, nas grandes cidades, o número de fisioterapeutas que se formam todos os anos é grande, porém fora dos grandes centros a carência de profissionais ainda é sentida. 

No setor público, a oferta de emprego não é muito grande e os concursos são poucos. Os salários também estão aquém do desejado, por isso muitos trabalhadores acabam desistindo da área. Faltam atrativos para atrair novos profissionais. O piso salarial é de cerca de R$ 1,5 mil para uma carga horária de 30 horas semanais. Para profissionais autônomos, o Coffito divulga uma tabela de referência de honorários.

Dentro das principais reivindicações da categoria estão a redução da jornada de trabalho para 20 horas semanais e o reajuste de algo em torno de 15% no piso salarial. 

Há um fator que merece visualização, a que os fisioterapeutas precisam estar atentos é a questão da sindicalização. Muitos profissionais não se associam aos sindicatos. Isso enfraquece a categoria. São as federações e sindicatos que lutam pelas melhorias. A união faz a força. Se o trabalhador não se unir, será muito mais difícil obter vitórias.

Vale destacar que há sim um mercado em saturação, no entanto, este fato está nas modalidades tradicionais da Fisioterapia. Há oportunidades e mercados ainda não explorados. 

Vamos voltar com mais posts sobre o assunto, fique ligado!
Obrigado pela atenção.


Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes