MOBILIZAÇÃO E ALONGAMENTO VS INJEÇÃO DE CORTICOESTEROIDE NO TRATAMENTO DA FASCITE PLANTAR


Um estudo publicado recentemente na Foot Ankle International comparou a eficácia da mobilização articular combinada com exercícios de alongamento (MA e EA) vs injeção de corticoesteroides (IC) no tratamento da fasceite plantar (FP). 

Um total de 43 pacientes (idade média 45,5 ± 8,5 anos, variando entre 30-60 anos; 23 do sexo feminino) com FP foram aleatoriamente designados para receber ou MA e EA (n = 22) ou ICs (n = 21). 

MA e EA foram aplicados 3 vezes por semana durante 3 semanas para um total de 9 consultas de fisioterapia. O grupo IC recebeu uma injeção no início do estudo. 

As capacidades funcionais dos pacientes foram avaliadas através do Foot and Ankle Ability Measure (FAAM), e a dor foi avaliada utilizando a Escala Visual Analógica (EVA). Os resultados destes testes foram recolhidos no início deste estudo e em follow-ups às 3 semanas, 6 semanas, 12 semanas e 1 ano.

Os resultados demonstraram melhorias significativas no alívio da dor e resultados funcionais de ambos os grupos às 3, 6 e 12 semanas de follow-ups comparativamente à linha de partida. Na comparação entre grupos, no follow-up de 1 ano, os resultados funcionais e de dor foram significativamente melhores apenas no grupo MA e EA, enquanto que nas 3, 6 e 12 semanas o grupo IC conseguiu melhores resultados no alívio da dor e resultados funcionais. 

Este estudo demonstrou que, embora ambos os grupos tenham alcançado melhorias significativas às 3, 6 e 12 semanas de follow-ups, o grupo IC apresentou melhores resultados, enquanto que apenas o grupo MA e EA conseguiu que essas melhorias fossem mantidas no tempo entre as 12 semanas e o 1 ano.

Fonte: fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br

REFERÊNCIAS

Celik D, Kuş G, Sırma SÖ.. Joint Mobilization and Stretching Exercise vs Steroid Injection in the Treatment of Plantar Fasciitis: A Randomized Controlled Study. Foot Ankle Int 2015 Sep 23

Um comentário :

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes