Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Próstata


Se determinados sintomas ou resultados dos exames de rastreamento sugerem câncer de próstata, o médico solicitará a realização de uma biópsia da próstata para confirmação diagnóstica.

A biópsia é um procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista. A biópsia por agulha é o principal método utilizado para diagnosticar o câncer de próstata. 

A biópsia é realizada geralmente pelo urologista, com o auxílio da ultrassonografia transretal para localizar a próstata. O procedimento consiste em inserir uma agulha através da parede do reto em direção à próstata. A extração da agulha remove, em fração de segundos, um pequeno cilindro (núcleo) do tecido.

Esse procedimento é repetido várias vezes, até que se tenha uma quantidade de amostras suficientes para enviar ao laboratório de patologia.

Após a realização da biópsia pode ser receitado um antibiótico para prevenir o risco de uma infecção. Nos primeiros dias após o procedimento o paciente poderá sentir algum desconforto ou até mesmo notar sangue na urina ou no sêmen.


Via: Dr Diego Bezerra
Fonte: blogencontrocomasaude

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes