TRATAMENTO DA LESÃO DO LÁBIO SUPERIOR - LESÃO DE SLAP


Nem todas as lesões de SLAP precisam de tratamento. Muitos pacientes tem essa lesão e não tem sintomas ou limitações. Nos indivíduos que praticam esportes e principalmente os arremessadores essa lesão pode gerar limitação funcional, com dimimuição do rendimento esportivo, por perda de força no arremesso ou por dor. Nesses pacientes é necessário um tratamento. 

A reabilitação é o tratamento de escolha e deve ser feito em todos os casos antes de se discutir sobre a cirurgia. O objetivo da reabilitação é corrigir contraturas do ombro, melhorar a força dos tendões e auxiliar na diminuição de eventuais processos inflamatórios.

Além disso, a correção do gesto esportivo é essencial para evitar que a dor ocorra novamente. A reabilitação não corrige a lesão do lábio, que não cicatriza sozinho, mas pode ser suficiente para aliviar a dor na maioria dos casos.

Como é o tratamento cirúrgico da lesão do lábio superior (SLAP)?

Na minoria dos casos de lesão de SLAP que não apresentam resposta com a reabilitação ou nos casos de dor recorrente ou na perda de desempenho esportivo, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. A presença de uma lesão SLAP isolada no paciente com pouca dor ou nos pacientes em que a dor é proveniente dos outros tendões, a cirurgia não é recomendada. 

Nos casos de luxação do ombro, o SLAP pode ser corrigido na mesma cirurgia de correção da luxação Existem 2 opções principais de cirurgia: o reparo da lesão ou a tenodese do bíceps. Ambas podem ser feitas por artroscopia (vídeo), de modo minimamente invasivo. 

O reparo da lesão de SLAP é realizado atraves da sutura do lábio no osso, feita através do uso de âncoras. Os resultados são satisfatórios, mas o tempo de recuperação é prolongado e há um risco de rigidez ou limitação do movimento de rotação externa do ombro. A tenodese do bíceps é outra opção. 

Nesse procedimento, o tendão do bíceps é cortado de seu local original (lábio superior) e é reinserido em um túnel no úmero (através de âncoras ou parafusos). O risco de rigidez é menor e a chance de melhora da dor é maior que nos casos de reparo do SLAP, mas existe um pequeno risco de perda de potência no arremesso para os atletas de alta performance.

Quais as principais complicações da lesão do lábio superior (SLAP)?

A maior complicação dessas lesões é a dor e diminuição do rendimento nos esportes de arremesso. O desenvolvimento de um cisto no ombro pode ocorrer nessas lesões. 

São cistos benignos, formados através de um mecanismo de válvula, em que o líquido articular "vaza" do ombro e não retorna, acumulando-se em uma área próxima, mas fora, da articulação. Esses cistos quando pequenos não geram complicações, mas se grandes, podem comprimir um nervo que passa próximo da articulação, chamado de nervo supraescapular. 

Nos casos de compressão do nervo, pode haver perda de força para rodar o ombro externamente e uma cirurgia pode ser necessária.

Por: Dr. Mauro Mauro Gracitelli.
Via: maurogracitelli.com.br

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes