QUANDO A PRÓTESE DE JOELHO É INDICADA?


Uma das maiores preocupações de quem sofre de um problema degenerativo do joelho é se existe alguma opção à colocação de uma prótese. Na maioria dos casos dependendo do nível da lesão o método é conservador baseado em medicamentos e técnicas de fisioterapia. 

É preciso se preocupar quando a articulação do joelho apresenta um quadro avançado de osteoartrose, artrite reumatoide ou outras que causam um desgaste na cartilagem sendo necessária a substituição da articulação por uma prótese. 

O paciente é submetido à artroplastia total do joelho (ATJ) quando há dor intensa no joelho com redução da mobilidade e dificuldade para realizar atividades rotineiras. Além disso, a cirurgia é indicada quando o tratamento conservador não conseguiu atingir bons resultados. A substituição da articulação do joelho irá amenizar a dor e restaurar a mobilidade articular corrigindo as deformidades ósseas. Como é feita a cirurgia? 

O médico irá substituir as partes danificadas da articulação por próteses de metal que são moldadas para restaurar os movimentos do joelho. 

Cuidados pós-operatório Nos primeiros dias é recomendado manter repouso, elevar o membro inferior e deixá-lo esticado sob uma almofada para diminuir o edema. 

Aplicar bolsa de gelo na região três vezes ao dia durante 30 minutos, fazer curativos diários. Depois é recomendado a indicação de sessões de fisioterapia para que o paciente consiga realizar seus movimentos. 

Na sessões o paciente será submetido a eletroestimulação (EENM); treino sensório motor e funcional (sentar e levantar e treino de marcha com obstáculos). 

Se necessário utiliza-se recursos como LASER, corrente interferencial (CIV) para analgesia, bem como eletroestimulação para recuperar a força muscular. 

Fonte – Equipe do Instituto Trata – Joelho e Quadril (www.institutotrata.com.br)

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes