A VISÃO QUE CAPTA OS DETALHES


É possível imaginar uma situação onde a pessoa enxerga perfeitamente, dá descrições detalhadas do que está vendo, mas não sabe identificar o que está vendo? Pense numa pessoa que olha para um sapato, descreve os cadarços (cor, comprimento, material com que é feito), o salto (altura, grossura, material), mas não tem ideia de que objeto é aquele, muito menos o que fazer com ele: assim é uma pessoa com agnosia visual!

A agnosia é a incapacidade de reconhecer objetos, paisagens ou rostos, mesmo com todas as funções sensoriais (inclusive a visão) intactas. Está geralmente associada a danos neurológicos nos lobos temporal e occipital do cérebro.

No caso mais específico de não reconhecimento de rostos, é chamada prosopagnosia, e é geralmente advinda de uma lesão na porção cortical do lobo occipital do cérebro. Pessoas nessas condições podem ter dificuldade até mesmo de reconhecer o próprio rosto no espelho, mas aprendem a utilizar truques como visualização de características marcantes, voz ou até mesmo o modo de andar para reconhecer as pessoas.

Por: Denise Pripas
Via: fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes