IDOSO E A INSÔNIA


A insônia é um mal do século XXI, afetando crianças, adultos e idosos também. Os idosos em especial, tendem muitas vezes a fazer o que chamamos de “inversão do ciclo sono-vigília”, ou seja, eles trocam o dia pela noite. Isso ocorre muitas vezes pelo medo e ansiedade que a noite trás. Medo de morrer ou passar mal e ninguém ver são relatos comuns.

A agitação do dia, a movimentação da casa e a claridade, trazem tranquilidade e relaxamento, fazendo com que muitos durmam por horas. Mas essa inversão não é saudável. Nosso corpo possui um ciclo que deve ser respeitado e o horário de dormir é a noite. Para o idoso ter uma noite tranquila são necessárias algumas medidas de “higiene do sono”. 

Anote algumas dicas:

  • Não deixe que ele durma durante a tarde inteira. Um pequeno cochilo de uma a duas horas à tarde é o máximo para não comprometer a noite de sono.
  • Ofereça líquidos até no máximo às 18h. Após esse horário, reduza o volume para evitar que ele levante muitas vezes para ir ao banheiro.
  • Jantar e ceia devem ser leves, priorizando sopas e mingau. Evite excesso de carboidratos e carne, principalmente a vermelha.
  • Coloque uma luz ambiente. O idoso não gosta da escuridão. Além disso, reduz o risco de quedas ao levantar.
  • Evite televisão ou música alta demais. É hora de ficar tranquilo e relaxado.
  • Troque sempre de roupa para dormir. Principalmente para os idosos com processo demencial, rotinas são fundamentais. Pijama significa hora de dormir.

Por: Dra. Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes