CONTROLE MOTOR


PLANOS E PROGRAMAS DE MOVIMENTO

A transformação de uma ideia em um plano ou programa de movimento é a tarefa fundamental do sistema motor. Há afecções em que a transformação mencionada fica comprometida.

APRAXIA – refere-se à incapacidade de os indivíduos produzirem o movimento correto em resposta a um comando externo simples.

DESAFERENCIAÇÃO – O SNC pode armazenar um conjunto notavelmente detalhado de comandos de movimento, suficiente para orquestrar a sincronização e o sequenciamento dos músculos, necessários para reproduzir o movimento. Entretanto, em paciente que passaram por desaferenciação, após um período de repetição, os movimentos começam a ser incorretos, deteriorando-se e chegando à interrupção.

PAPEL DO FEEDBACK SENSORIAL

A produção de qualquer movimento requer a cooperação entre planos ou programas de movimento e Feedback dos receptores sensoriais na periferia. O feedback pode requerer a interação com os reflexos durante a atividade motora ou adaptação depois do movimento, para atualizar os últimos comandos motores.

Reflexos – experiências meticulosas demonstram que perturbações bem pequenas do movimento, aproximadamente no limiar de percepção do indivíduo, são quase totalmente compensadas por mecanismos reflexos, mesmo que a própria perturbação não seja detectada.

Adaptação – Atualiza as instruções do sistema de comando motor central, de forma que os movimentos subsequentes sejam realizados com maior precisão.

TRANSPORTE DOS COMANDOS MOTORES

VIAS MOTORAS DESCENDENTES

Vias descendentes são vias que transportam os comandos motores
  • Vias principais:
  • Trato Piramidal (corticoespinhal) – decussa nas pirâmides do bulbo;
  • Tem forte influência sobre a atividade de grupos de neurônios motores espinhais que inervam os músculos distais das mãos e dos pés. O trato piramidal é particularmente importante para o controle delicado e fracionado dos músculos distais do membro superior.
VIAS EXTRAPIRAMIDAIS

Trato Reticuloespinhal;
  • Trato Vestibuloespinhal _______ Principais
São relacionados com o controle dos movimentos posturais grosseiros.

ÁREAS DE CONTROLE DOS MOVIMENTOS

CÓRTEX CEREBRAL – Córtex motor primário, áreas pré-motoras e motoras suplementares.

ESTRUTURAS SUBCORTICAIS

  • Núcleos de base 
  • Cerebelo

Via: http://rascunhosdefisioterapia.blogspot.com.br/
Imagem: br.monografias.com

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes