LESÕES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR - LCA



Lesões no LCA são os mais comuns para o joelho; perda de um LCA não produz somente cinética anormal mais também frequentemente resulta em grandes  mudanças degenerativas no joelho.


Os sintomas estão relacionados ao tipo de lesão, aguda ou crônica. No caso de lesão aguda, o paciente refere dor e inchaço. Também pode relatar um estalido no momento da lesão, causado pela ruptura. A punção do derrame articular mostra a presença de hemartrose.

Nas lesões crônicas o paciente apresenta queixas ligadas a insuficiência do LCA, como falseamento do joelho, podendo referir que este parece que sai do lugar, alem de períodos de inchaço decorrente da sinovite secundária.

MECANISMO DE LESÃO

As lesões do LCA ocorrem geralmente por mecanismos onde o estresse no ligamento é grande o suficiente para causar uma ruptura. As lesões podem ser parciais ou totais dependendo do movimento, força e alongamento, seu trauma pode ser direto ou indireto. Quase sempre a lesão é dada por uma manobra de torção, e desaceleração súbita geralmente seguida de estalos e hemartroses presente dentro de poucas horas, ou ainda abdução com rotação externa e hiperextensão.

Lesões isoladas do LCA podem ocorrer com um impacto de torção, assim como uma rotação interna e hiperextensão, ou com uma rotação externa e valgo.

Por: Aristides Lima
Texto: Juliana Janaina

Referências:

PERTERSON L., RENSTRON P. Lesões do Esporte Prevenção e Tratamento, São Paulo, Manole, 2002.

COHEN, Moisés; JUNIOR, Rames M.; FILHO, Reynaldo J. G. Tratado de ortopedia, São
Paulo, Roca, 2007.

 

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes