ARTRITE E SEUS SINTOMAS


Artrite é um termo utilizado para descrever vários problemas dolorosos que afetam os ossos e as articulações. Existem mais de 200 tipos de artrite. Os dois principais tipos de artrite são a osteoartrite e a artrite reumatoide. Outros tipos incluem a gota, lúpus e a síndrome de Reiter. Embora a artrite esteja normalmente associada a pessoas mais velhas, também pode afetar os mais jovens. Cerca de 1 em cada 1000 crianças desenvolve uma forma de artrite. A osteoartrite, ou artrose, é a forma mais comum de artrite. 

A cartilagem (o tecido conjuntivo elástico entre os ossos) começa a desgastar, o que pode levar a que os ossos das articulações raspem um no outro. A osteoartrite afeta normalmente as mãos, a coluna, os joelhos e a anca. A artrite reumatoide é um tipo de artrite mais severa mas menos comum. O sistema imunitário ataca e destrói a articulação, desfazendo o osso e a cartilagem. Isto causa dor e inchaço, e pode dificultar os movimentos.

Sintomas 

Os principais sintomas de todas as formas de artrite incluem rigidez, dor, inchaço e restrição dos movimentos das articulações. A osteoartrite muitas vezes desenvolve-se em pessoas entre os 40 e os 60 anos de idade. Começa lentamente com dores e rigidez nas articulações. Poderá sentir alguma rigidez, mas também algum ruído na articulação (crepitação), protuberâncias ósseas (sobretudo nas mãos) ou desalinho das articulações. 

A artrite reumatoide afeta 1 a 3% da população, e muitas vezes começa entre os 30 e os 50 anos de idade. As mulheres têm uma probabilidade três vezes maior de sofrerem de artrite reumatoide do que os homens. 

A artrite reumatoide também começa de forma lenta, geralmente nas articulações mais pequenas, como os dedos das mãos e dos pés. Este problema pode depois começar a causar dores, inchaço e rigidez nas outras articulações, dificultando os movimentos. A artrite reumatoide também pode fazer com que sinta uma má disposição e cansaço gerais.

Aristides Lima
Via: Queen’s Printer and Controller of HMSO
Choices NHS.

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes