A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO


O estágio possibilita associar teoria e prática, sendo essencial para o processo de aprendizagem, no caso, na área da saúde. O estágio curricular por ser um instrumento didático pedagógico, proporciona ao aluno a participação em experiências reais do cotidiano em seu contexto social. Por meio dessas situações o acadêmico tem a oportunidade de enfrentar conflitos que envolvem valores e interesses pessoais (GAIAD, 2005).
Os campos de atuação da fisioterapia são muitos e envolvem várias especialidades, dessa forma é de suma importância à prática realizada nos mais diversos campos de estágio durante a graduação. Estas nos oportunizam vivenciar e colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. Esta atuação além de nos esclarecer dúvidas, nos possibilita ver que na prática, em muitos casos, a teoria é diferente. É um momento de aprendizado único e fundamental. No estágio, o acadêmico poderá praticar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriormente cursadas e desenvolver sua capacidade de planejamento, tratamento e execução, através de uma visão integralizada, a fim de atender todas as necessidades do paciente (MENDES, 2006).
O perfil do fisioterapeuta que se pretende formar inclui forte sensibilidade social e sólido conhecimento teórico e prático das disfunções mais recorrentes, de interesse da fisioterapia, portanto, com abordagem integralista. O profissional deverá apoiar-se em seguro conhecimento das ciências básicas, das possibilidades de prevenir o aparecimento de anormalidades, reconhecer a disfunção, diagnosticar, tratar e manter a saúde (FARIAS, 2011).
O estágio busca mostrar, também, na prática ao discente a observar a importância de ter um olhar integral para com o paciente, a importância do estudo diário na busca do próprio aperfeiçoamento, pois cada paciente tem suas características próprias, sendo assim digno de plena atenção, e que o trabalho com a equipe multiprofissional é fundamental e que é necessário ter amor e respeito pela sua profissão (MENDES, 2006).

Texto: Aristides Lima
Estágio IV - Hospital Regional Norte de Sobral
Preceptor: Germanias Silva

REFERÊNCIAS

FARIAS, A. M.; A fisioterapia no cuidado do idoso em um hospital geriátrico, com enfoque multiprofissional. ; Universidade Regional de Ijuí- UNIJUÍ; 1; Disponivel em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/471; Acessado em 24 de junho 2015.

GAIAD, T. P; SANT’ANA, D. M.; Análise da eficácia do estagio supervisionado em Fisioterapia na formação profissional: Uma visão do egresso; Ciências e Saúde Unipar, Umuarama; v. 9, p. 3/6, 2005.


MENDES, R. F. et al; Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada; Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO; v. 6, p. 3/6, 2006.

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes