Nintendo Wii e Equilíbrio

Como o videogame tem ganhado mais espaço nas clinicas de reabilitação, decidi escrever sobre isso hoje. Boa leitura.

Nos últimos dois anos muitos artigos que avaliaram os efeitos do videogame Nintendo Wii na recuperação ou melhora do equilíbrio foram publicados. Os dados mostram melhora do equilíbrio em idosos saudáveis, indivíduos com Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Vestibulopatias, dentre outras. Uma busca com os descritores: Nintendo Wii e Balance no PUBMED retornou um número de 57 artigos esse mês.
      Os principais instrumentos utilizados para mensuração do equilíbrio nesses artigos foram o deslocamento do centro de pressão, Escala de Equilíbrio de Berg, Teste do Time Up and Go e Tinneti. A grande maioria dos artigos evidencia uma melhora do equilíbrio após o uso do Nintendo Wii com os jogos do Nintendo Wii Fit.
      O Nintendo Wii é um sistema de jogos que utiliza controle remoto como entrada para o ambiente virtual, esse controle possui Bluetooth, acelerômetro e um giroscópio que capacita o dispositivo a detectar os movimentos dos jogadores. Tem sensores que podem captar o movimento do corpo do jogador e os reproduzir na tela, permitindo que os pacientes movimentem todo o corpo ao brincar. Além do controle remoto também pode ser utilizada a Wii Balance Board, para analisar distribuição do peso corporal e movimentos. Essa Balance Board detecta o deslocamento do centro de gravidade e é o componente mais importante no treino de equilíbrio. (figura abaixo):


        Um dos motivos que poderia explicar, pelo menos em parte, os benefícios do videogame no equilíbrio, é que muitos jogos estimulam o deslocamento anteroposterior e látero-lateral do centro de pressão, aumentam o limite de estabilidade e estimulam uma descarga de peso mais simétrica, principalmente em indivíduos hemiplégicos.

    Além disso, qualquer melhora do equilíbrio utilizando a realidade virtual deve ser relacionada com a maior e melhor utilização dos sistemas somatossensorial, visual e informações de aceleração linear e angular do sistema vestibular. A melhora da percepção visual, como melhora na percepção figura-fundo é importante, pois costuma estar prejudicada tanto em idosos, quanto em indivíduos com problemas neurológicos. Outro possível benefício do uso do videogame como recurso terapêutico no controle postural é o feedback visual, o qual é uma ferramenta de aprendizagem motora e capacidade de controle motor, que envolve a constante autocorreção durante uma série de tarefas motoras.
            Os terapeutas devem escolher com cuidado os jogos que serão propostos aos pacientes para que atinjam os objetivos propostos para aqueles pacientes. Abaixo estão algumas opções sugeridas por Mussato, Brandalize e Brandalize (2011):http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3046

Pinguim Slide: Indivíduo simulado como um Pinguim em cima de um bloco de gelo. No jogo é solicitado para que pegue os peixes que permanecem saltando de um lado para o outro do bloco de gelo. Estimula deslocamentos latero-laterais. Dica: Estimule um hemiparético a pegar somente os peixes do lado hemiparético para aumentar a descarga de peso nesse lado.


Bolha: Jogador deve, dentro de uma bolha, percorrer um rio sem estourá-la. Estimula também deslocamentos anteriores e limite de estabilidade anterior.

Soccer Heading; Jogador simulado como goleiro, é orientado a rebater cabeceando as bolas e desviar-se das chuteiras e cabeças de pandasEstimula deslocamentos latero-laterais e atenção visual seletiva.

Table Tilt: Jogador simulando uma plataforma de buracos é orientado a fazer oscilações na mesma para conseguir colocar as bolinhas que estão em cima dessa plataforma dentro dos respectivos buracos. Estimula deslocamentos em todas as direções.



Esses jogos virtuais como Nintendo Wii, além de serem de baixo custo, costumam ser mais atrativos e estimulantes para os pacientes de todas as idades.
       Na nossa experiência, em um estudo que visou avaliar os efeitos desses jogos no equilíbrio de um indíviduo com Paralisia Cerebral do tipo diparesia espástica, pode-se observar uma redução de 7 segundos no teste do Time Up and Go e leve melhora da distribuição da pressão plantar após um treinamento de 10 sessões de 30 minutos cada com os jogos do Wii Fit (trabalho aceito nos Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR). As figuras abaixo mostram a distribuição plantar antes (superior) e após (inferior) do tratamento.


`

        Embora esse recurso tenha sido muito utilizado, deve-se lembrar de que ele é mais um recurso e não deve substituir a fisioterapia convencional. Além disso, ele deve ser condizente com os objetivos propostos para cada paciente. Alguns autores relatam que seus pacientes sentiram dores, como dor lombar durante o uso. Fique sempre ao lado de seu paciente para minimizar os riscos de quedas.
       O terapeuta deve incentivar e orientar o paciente durante o treinamento e corrigir a postura e facilitar os movimentos sempre que necessário. Pode ainda dispensar de ajuda de andadores para facilitar a postura em pé e utilizar o videogame com outros objetivos além do equilíbrio. 

Qual sua experiência com o Nintendo Wii???  Deixe seu comentário!!

Texto escrito por: Profa. Ms. Michelle Brandalize
Via: http://neuroxonados.blogspot.com.br/2013/04/nintendo-wii-e-equilibrio.html


Referências:

DEUTSCH, J.E.; BORBELY M.; FILLER J.; HUHN K.; BOWLBY P.G. Use of a Low-Cost, Commercially Available Gaming Console (Wii) for Rehabilitation of Adolescent With Cerebral Palsy. Physical Therapy. v.88, n.10, 2008

MELDRUM, D.; GLENNON, A.; HERDMAN, S.; MURRAY, D.; McCONN-WALSH, R. Virtual reality rehabilitation of balance: assessment of the usability of the Nintendo Wii® Fit Plus. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology; p.1–6, 2011.

MUSSATO R, BRANDALIZE D, BRANDALIZE M. Nintendo Wii® e seu efeito no equilíbrio e capacidade funcional de idosos saudáveis.R. bras. Ci. e Mov. v.20, n.2,p. 68-75,2012..

SHIH C.H.; SHIH C.T.; CHIANG M.S. A new standing posture detector to enable people with multiple disabilities to control environmental stimulation by changing their standing posture through a commercial Wii Balance Board. Research in Developmental Disabilities. v. 31, p 281-286, 2009.

SPARRER, I. DUONG, D.T.A.; ILGNER, J.; WESTHOFEN, M. Vestibular rehabilitation using the Nintendo® Wii Balance Board - a user-friendly alternative for central nervous compensation. Acta Otolaryngol, 2012.

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes