Estimulação Visual

Para que uma criança possa ter o seu desenvolvimento motor de forma normal , é necessário que todos os seus sentidos estejam íntegros, portanto, o desenvolvimento da função visual tem uma importância considerável nesse processo. A primeira tarefa da função visual é fazer a comunicação com o meio ambiente e desenvolver a orientação espacial. No primeiro ano de vida, essa orientação se dá rapidamente,desse modo, o bebê se movimenta em ambientes internos e externos.
A visão é uma importante via de aprendizado em relação aos objetos que estão  próximos e distantes, ela promove  à criança, o alcance e a apreensão dos objetos  que estão ao seu redor, contribuindo, assim, para o desenvolvimento visomotor e a percepção do bebê a cada experiência vivida. Todo o processamento se da pelo sistema nervoso central, combinadas pelas impressões visuais e motoras de forma a coordenar os movimentos da cabeça das mãos e de todo corpo.



É notável a grande incidência de problemas visuais nas crianças com desordens motoras, acarretando sérios prejuízos funcionais.Um número acentuado de crianças com Paralisia Cerebral tem dificuldades de controlar os movimentos do corpo, bem como controlar os movimentos dos olhos. Segundo Aitken,1992, evidências comprovam que 50% das crianças com Paralisia Cerebral apresentam algum problema visual, tais como estrabismo,erro refração ambliopia e acomodação insuficiente.Para Duckman,1987, as crianças com espasticidade apresentam maiores riscos de terem problemas na visão. Pode-se encontrar outros problemas nessas crianças tais como: perda do campo visual, distúrbios oculomotores, diminuição da acuidade visual, atrofias ópticas, anormalidades da retina entre outros.

Postar um comentário

Copyright © OLHAR FISIO. Designed by OddThemes